Grande Trail Serra d'Arga


Foi ontem. Teve início em Dem e para a festa ser logo, logo, nada melhor que 3k sempre a subir pela montanha fora. O meu objectivo era completar a prova. Claro que depois de já lá estar o meu objectivo foi passar todos os que conseguisse, sempre a gerir o esforço por que é algo a que não estou habituada. A Serra d'Arga é lindíssima, mas ontem com o tempo que esteve nem foi possível desfrutar de toda a sua beleza e do que a sua altitude nos proporciona ver (Espanha, Caminha, Viana do Castelo e com sorte Ponte-de-Lima). O que eram inicialmente para ser 21k passou a 18,5k visto chover de tal modo que o rio não permitiu passagem de uma margem para a outra. A verdade é que queria mais esses 2,5k. Tivemos chuva, frio, ventos fortes, subidas e descidas íngremes que só lá estando, mas quanto mais díficil fosse mais contente eu ficava. Contente por me sentir forte e capaz de superar todo e qualquer obstáculo. Terminei a prova com uma sensação de felicidade que há muito o desporto não me proporcionava. Dores por todo o lado, principalmente na zona dos lombares e na parte de cima dos glúteos, não sei o nome técnico, e uma bolha no dedão do pé também pouco agradável. Mas estava realmente feliz. Foi uma experiência fantástica e que quero repetir. Se puder ser num dia de sol, não me queixo. Mas hoje sinto-me mais capaz de sobreviver a este mundo que sexta-feira. Pode parecer palermice, mas é assim. E classificações? Hoje de manhã quando abri o computador lá estavam elas, se bem que o meu relógio contou 2h42m o oficial ficou em 2h43m, ou seja, com o tempo que fiz em 605 pessoas fiquei em 357º. Parte de mim ficou desaminada, mas agora de tarde fui ver melhor e já havia resultados por escalão. Os ânimos melhoraram. Em 64 seniores femininas fiquei em 16 e se incluir as seniores 40 que fizeram menos tempo que eu fiquei em 25. Ou seja em 93 mulheres eu classifiquei-me em 25º. Acho que é bom, eu gostei!

(Nuno, algures na serra)

Já o N., que foi aos 45k, teve uma dor forte num joelho, que já andava a ameaçar, e aos 33k teve que começar a caminhar.. ainda assim ficou nos 200 primeiros, em 650 inscritos. O rapaz estava a apontar para o topo e de acordo com o check points que teve pelo caminha tudo indica que poderia ficar entre os 50 primeiros se não melhor. Para o ano há mais, por agora convém que melhore.

De salientar que é uma tristeza a paisagem ardida que se viu. Pensar que a maioria foi por mão humana é revoltante. Houve um minuto de silêncio no início pelos bombeiros que morreram este verão, mas ver tanto que ardeu dá dó. As penas deviam ser pesadas para este crime.

5 comentários:

Pequeniña disse...

Tenho um amigo que também fez essa corrida.

Carol disse...

Conhecer essa pessoa era confirmar que o mundo é uma ervilha.. espero que lhe tenha corrido bem!

ovelha negra disse...

venho aqui e sei logo da tua vidinha toda, adoroooo :)

Carol disse...

Humm não sei se sabes toda, toda, mas vamos imaginar que sim ;)

ovelha negra disse...

se me contasses sabia!!!!