Ironicamente falando

A ironia é uma forma de expressão da língua portuguesa que sem dar por isso uso bastante. Não é bem sem dar por isso, é sem ser propositado. Sai-me. Embora haja quem não ache especial piada, eu vejo a ironia como uma forma de em muitos casos evitar usar palavras negativas em prol de palavras positivas. Vejemos um exemplo:

Acho muito bonito (palavra com conotação positiva) ir a andar pela rua e ver um homem de mão dada com a respectiva e como quem não quer a coisa (sim, porque a visão periférica dela não permite ver para onde ele olha, uma vez que vão lado a lado) sorrateiramente lança um sorriso maroto para o lado. Obviamente para uma outra pessoa, também do sexo feminino, que não a respectiva. Vai se lá entender a mente deste homem!

Mas também sei usar palavras com conotação positiva para demonstrar algo positivo. Vejemos:

Acho muito bonito, faz-me mesmo percorrer o caminho de volta para casa com um sorriso na cara, ver uma criança nos seus 5 anos a passear de mão dada com o pai e a gritar "Eu sou feliz!" seguido de várias repetições intercaladas com sonoras gargalhadas. 

Tudo isto teria acontecido exactamente da mesma forma, só não teria tido a oportunidade de observar, não fosse eu ter tido uma ideia brilhante! ( aqui nem eu sei se estou a ser irónica ou não, cada um que interprete como quiser). Uma vez que ter um supermercado no princípio da rua e outro no fim da mesma não era suficiente, agora, sempre que o tempo e o tempo mo permitem vou a um terceiro um bocadinho mais longe. E só me lembro de benefícios para o fazer. Aproveito para andar mais um bocadinho. Os preços nalgumas coisas até são mais em conta. Vejo mais algum movimento, coisa que gosto bastante e me dá a oportunidade de observar pequenos episódios do dia-a-dia como acima referi. Uma vez que o caminho é maior, tenho tendência a trazer menos coisas que não ia buscar de qualquer maneira e que não me fazem falta mas que compro na mesma. Não que consiga evitar sempre este precalço, por exemplo hoje ia buscar duas e só duas coisas, parece que chegaram seis aqui ao destino. Ups....

Sem comentários: