Há quem discuta, só porque sim!

discutir
v. tr.
1. Debater (um assunto) por meio de discussão.
discussão
s. f.
1. Exame de uma questão em que tomam parte várias pessoas.
2. Polémica.
3. Controvérsia.
4. Questão.
5. Desinteligência.

Há quem tire prazer de uma boa discussão. Eu tiro. Quando é proveitosa. Quando os intervenientes se respeitam, respeitam o facto de haver pessoas com ideias distintas. Quando se sabem ouvir. Quando no fim alguém mudou de opinião. Ou não, simplesmente porque não tinha que mudar, porque tinha crenças diferentes, experiências de vida diferentes, gostos diferentes, mas sabe conviver com a diferença.

Há quem não saiba discutir e fuja. O chamado cobarde. Não comento. Há de ter as suas razões.

Há quem tenha prazer em discutir, pelo simples facto de discutir. Com ou sem razão, com ou sem educação, apenas quer e consegue alterar o estado de espírito dos restantes e normalmente consegue e fica feliz.

Há quem discuta porque simplesmente cresceu a ver a discussão e faz-lhe sentido que assim se fale sobre as coisas. Aqui há duas hipóteses. Ou encontra alguém que responde na mesma moeda e por norma não se chega a conclusão nenhuma, antes pelo contrário, pois não se está a conversar para se chegar a um fim, ou encontra alguém que não se incomoda com essas atitudes. Não reage. Espera que a calma retorne. Frusta bastante o primeiro, que a todo o custo quer uma resposta "à altura" e começa a cometer loucuras e tende a perder a razão, se é que a tinha inicialmente.

Há uns anos, a minha avó ensinou uma grande lição de vida. Eu pelo menos achei na altura, continuo a achar e a fazer dela um modo de estar na vida. Numa altura menos feliz, ou mais complicada da minha vida, conversava comigo e disse-me:

"Sabes, nunca me deitei chateada com o teu avô. Sempre fiz para que isso não acontecesse. Devem-se resolver os mal entendidos todos antes de adormecermos. Nunca sabemos se acordamos. E de noite os problemas por resolver aumentam sem sabermos como. Dorme sempre tranquila e descansada."

Sempre que devo lembro-me destas palavras e tento pô-las em prática. Claro que isto não depende só de uma pessoa. Tenho tido a sorte de ter uns amigos maravilhosos, ex-namorados simpáticos e a maior parte de uma grande família que me deixa viver desta forma. Sem discussões de maior, sem rancores, sem mal entendidos. Parte de mim não ser vingativa ou rancorosa, é verdade. E graças a Deus não o sou. Mas numa sociedade ninguém vive sozinho ou independente a 100%, ainda bem. Pena que nem toda a gente pense assim.

Sem comentários: