Sentimentos mistos*

Ainda nem eram 8h, aliás ainda nem eram 7h30. Subia a rua e a meio reparei numa quantidade imensa de vidros no chão e numa grande maçaneta de porta lá no meio. Pensei "começou, coitados, já foram assaltados. o desespero ou apenas a maldade estão a ficar mais evidentes". Passei, apressada, espreitei e sim, a caixa lá estava ao fundo toda aberta. Se levaram algo não sei. Duvido que alguém deixe dinheiro na caixa durante a noite. E lá fui eu a pensar se deveria ligar para algum lado ou se encontraria um polícia pelo caminho. "Certamente na estação está lá alguém", concluí. E depois veio-me à cabeça. Não fui, com certeza, a única a passar por ali. A loja ainda tinha as montras intactas, a roupa toda no lugar. Parecia que ninguém tinha levado nada, nem os assaltantes. Com as notícias que se vêm por aí, o mais certo era já ter sido tudo levado emprestadado. E fiquei confusa. Será que é bom sinal ou não? Será que quer dizer que ainda há esperança e que somos um país de gente civilizada? Não sei. Mas sei que se esta onde de assaltos pega não vai ser bonito. Não vai ser agradável, não vai ser por aí que o português se vai salvar. Antes pelo contrário. E lá encontrei o guarda, que reencaminhou o aviso. E eu segui para mais um dia de aulas.

*do inglês, mixed feelings

Sem comentários: