Doces caseiros

Muitas vezes ficamos com fruta em casa que, por estar madura demais, já não nos apetece comer, ou era muita, porque temos um pomar e não sabemos o que lhe fazer, etc, etc. Seja como for, deitar fora é a última das últimas opções. Não só porque a crise está aí, mas porque não se deita comida fora, certo?

Cá em casa tenho aproveitado para fazer compotas/ doces caseiras. Ficam deliciosos e não dão trabalho nenhum. Controlo a quantidade de açucar que ponho, não têm químicos e fazem as delícias dos mais golusos. Até podem ser sobremesas, é só não passar a fruta ou deixá-la em bocados maiores. 

Com as maçãs descasco, peso e ponho menos de metade do peso delas em açucar. A olhómetro, mas funciona nas perfeições. Tudo numa panela e vai ao lume brando. Quando estiver com a consistência desejada é só tirar, canela por cima e já está! Hoje aventurei-me com ameixas. Não lhes tirei a pele, pus ainda menos açucar, uns 10 minutos em lume brando, passei com a batedeira para ficar mais homogénio e já está! Tenho aproveitado bem a fruta que me vai sobrando. Desperdiçar não é um lema por aqui e sabe bem, muito bem.  

Doce de ameixa
A fotografia não favorece, mas está bom, é uma questão de confiar :)